segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Primeiro Vencedor

Américo Charrano, sócio fundador do RCL, foi o primeiro atleta a vencer uma regata pelo Lusitano! Adicionando a esta vitória o facto da regata se ter realizado no rio onde aprendeu a remar, a vitória não podia estar recheada de mais significado. O RCL não podia deixar de ouvir as palavras deste grande atleta português. Fica a entrevista realizada por Beatriz (também ela futura grande estrela da modalidade!)...

Beatriz: Como um dos directores fundadores de o novo clube de remo, o Remo Clube Lusitano, fale-nos um pouco deste projecto.
Américo Charrano: Este projecto já esta pensado há muitos anos, quando eu deixei de remar no Clube Naval Setubalense, onde fiz a maior parte do meu percurso como remador, tendo obtido mais de trinta títulos de Campeão Nacional e alguns títulos internacionais. Após a minha saída do CNS estive parado cerca de dois anos. Durante esse período, fui contactado pelo meu amigo Júlio Amândio, ex-remador e treinador do CNS que na altura estava como treinador na Associação Académica de Coimbra. Convidou-me para integrar a equipa de remo e eu aceitei o honrado convite e remei pela Académica duas épocas, nas quais ganhei mais dois títulos de Campeão Nacional. Foi no final da época anterior que surgiu a ideia de fundar um novo clube de remo em Setúbal, a minha cidade Natal, que tem infra-estruturas de excepção para a prática da modalidade. Deste modo, pusemos mãos á obra, e assim nasceu o RCL.
B:O que é que significa o remo para ti?
AC:O remo é o desporto mais completo que existe! Comecei a remar com 11 anos, e nunca mais parei. É uma paixão que tenho! Sinto-me completamente realizado a pratica-lo. Foi esta modalidade que fez de mim a pessoa que sou hoje, que me ensinou a ultrapassar todas as adversidades e a atingir os objectivos aos quais me propus. A interacção do remador com a água é um descompressor do stress do quotidiano ao desfrutar a harmonia da natureza envolvente.
B: Como foi vencer a tua primeira prova pelo RCL e que significado teve?
AC: É óbvio, que para mim esta vitoria teve um sabor muito especial, sendo a primeira regata a serviço do nosso clube, e na minha cidade. Tendo a minha família e amigos a apoiar-me e consequentemente ver o meu amigo Júlio Amândio obter o segundo lugar, que para nós como clube, foi muito importante. Não podíamos ter tido melhor prestação!
B: Que planos têm para o futuro?
AC: Desejo que rapidamente consigamos o desejado hangar, para podermos iniciar a nossa actividade em Setúbal.
Espero poder transmitir os meus conhecimentos e vivencias aos futuros remadores que possam vir a representar o RCL e também eles conquistarem vitorias e fazerem parte desta modalidade tão enriquecedora a todos os níveis.
A senha que me norteou em toda a minha vida desportiva: “Alcança quem não cansa”, é o meu lema tanto no desporto como na vida.
Apelo aos jovens e amantes do remo para serem sócios/ praticantes do RCL para que Setúbal possa voltar a atingir a glória de outros tempos!

4 comentários:

  1. Muito bem! Desejo a maior sorte do Mundo para Vós.
    Tenho a certeza, que o RCL vái ser um grande Clube a nivel Nacional, pois tem todas as condições para o ser num futuro próximo.

    Parabéns rapaziada!

    ResponderEliminar
  2. Espero que o vosso Clube tenha rápidamente aquilo que tanta falta vos faz, um espaço para
    acolher mais um Clube de remo para a vossa Cidade!
    Parabéns pela Vitória Charrano/Julio


    Abraço

    José Cunha

    ResponderEliminar
  3. Uma boa entrevista da Beatriz e um humilde relato de vida de um grande homem e remador!
    vamos lá a encontrar um hangar! Batalhem que conseguem! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Ex remador setubalense14 de maio de 2010 às 17:35

    Fantástico! Finalmente um duelo entre clubes de Setúbal! Ainda por cima com atletas como o Américo e o Julio! So é pena não haver rival no naval e o único argumento ser a história do clube (história essa feita pelo Américo e pelo Júlio)! O remo setubalense só ganha com este projecto! Venha uma "batalha" saudavel!!!

    ResponderEliminar