sábado, 15 de maio de 2010

Campeonato Nacional de Yolle - Velocidade e Sprint

Nos próximos dias 22 e 23 de Maio em Lisboa, na pista da Junqueira, mais duas provas a contar para o Ranking Nacional de clubes. São elas, o Campeonato Nacional de Yolle de Velocidade (Sábado - distância de 2000m) e o Campeonato Nacional de Yolle - Sprint (Domingo - distância de 500m).
O Rannkig Nacional disputado actualmente por 26 clubes, é composto por 18 provas, sendo duas destas jornadas regatas de yolle e as outras 16 regatas em shell.
O Yolle é um tipo de barco com características muito particulares e distintas do shell, entre elas:
Casco: o casco do yolle é "talhado" o que significa que é construido por tabuas sobrepostas em forma de escada. Os barcos "comuns de pista" são hoje em dia de casco liso o que permite um maior deslize na água.
(Des)alinhamento de Remadores: enquanto no shell os remadores estão sentados uns atras dos outros em fila, no yolle os remadores que remam para a sota (esquerda9 estão sentados à direita da embarcação e os que remam para a voga (direita) estão sentados à esquerda, este facto acontece porque;
Aranha: ...este facto acontece porque o yolle não tem aranha (suporte de metal onde o remo está apoiado). A forqueta no yolle está fixa na falca (borda do barco)e por isso o remador tem de estar afastado deste "falso fulcro da alavanca". A esta distância chamamos alavanca interna (da ponta do punho do remo até ao local onde o remo está fixo ao barco).
O Yolle é conposto por um conjunto de remadores e um timoneiro responsável pelo barco. Aspectos como o rumo, o equilibrio do barco e as ordens dadas à tripulação devem ser controlados pelo timoneiro. Hoje em dia as tripulações de yolle podem ser de 4(+1tim) ou 8(+1tim). Em tempos passados era também comum ver formações de 2(+tim) ou tripulações com outros números...

Para o Remo Clube Lusitano esta prova tem um significado muito especial: é a primeira prova a nível nacional em que participa; é a primeira prova de yolle; é o primeiro campeonato nacional; é a primeira deslocação feita pelo RCL... e poderá ser também o primeiro ponto conquistado pelo RCL numa prova do Ranking Nacional de Clubes! O RCL estará presente na prova de Y4+H (yolle de 4 sénior).

5 comentários:

  1. Vamos lá pessoal! Espero que conquistem um lugar no pódium. Boa sorte...

    ResponderEliminar
  2. Vamos embora pessoal!! vamos ao pontos!!!!

    ResponderEliminar
  3. O número de atletas vai aumentando. Primeiro 2 na regata dos Jogos do Sado/Aniv CNS. Agora 5 sénioress no Yolle de 4 nos C N Velocidade e Sprint. Força para as regatas.
    RF

    ResponderEliminar
  4. CAMPEÕES...CAMPEÕES....nós somos CAMPEÕES...
    a dream team está de volta e melhor...
    somos os maiores
    Pedro Fernandes

    ResponderEliminar
  5. poderá ser e foi como se viu!!! Parabéns!! continuem...amanhã há mais ;)

    ResponderEliminar