quinta-feira, 23 de junho de 2011

DUBC - Durham University Boat Club

Um dos maiores casos de sucesso em Inglaterra no trabalho com "pré licenciados" é o da equipa da universidade de Durham, no norte de Inglaterra. Este conceito é no entanto, difícil de compreender em Portugal, uma vez que o desporto universitário tem pouco relevo comparando com outros países, nomeadamente no norte e centro da Europa. Este relevo no desporto universitário tem uma relação directo com o nível de participação desportiva e também com a percentagem de trabalho voluntário. Mas o dado mais interessante, acaba por ser a relação entre desporto e actividade física com o estado saudável da economia dos países onde estes são mais elevados acabando por se revelar um investimento de grande retorno.
Neste caso, em Durham, são muitos os atletas que começam a remar apenas após a sua entrada na universidade, treinando em muitos casos apenas uma ou duas vezes por semana Remo e dividindo o seu tempo desportivo com outras modalidades (rugby, lacrosse, cricket, atletismo, etc. num total de 50 modalidades à escolha!!!). Após um periodo de adaptação o atleta poderá fazer a sua escolha e trabalhar para objectivos mais altos.
A equipa técnica do DUBC é liderada à vários anos por Wade Hall-Craggs, também responsável pela equipa masculina sénior. Este antigo estudante da universidade e também membro do Durham University Boat Club (DUBC) representou o Reino Unido em Skiff (1x) nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, reunindo vários momentos altos na sua carreira de treinador (ex. treinador responsável pelo título de campeão do Mundo de 4+H em 2000).
Do DUBC tem saído atletas como Steve Rowbottom medalhado nos Jogos Olímpicos de Pequim e muitos outros que representam e representaram as cores do Reino Unido.

http://dubc.co.uk/CMS/
http://www.teamdurham.com/universitysport/universityclubs/boats/scullingcamps/
http://www.dur.ac.uk/portuguese/

1 comentário:

  1. desporto universitario.... secalhar vão fechar o est.univ. de lisboa e todas as modalidades... triste.

    ResponderEliminar