quinta-feira, 21 de julho de 2011

Época desportiva aproxima-se do final

A época desportiva 2010-2011 aproxima-se do fim com o chegar do Verão. Embora oficialmente a época termine apenas no final de Setembro, após a realização da última regata do Ranking Nacional de Clubes, o Campeonato Nacional de Sprint, é comum um pouco por todo o país assumir que a chegada do Verão e das "férias" marca a fronteira entre épocas. Para o Remo Clube Lusitano chega o momento de avaliar o trabalho e preparar um novo ano. O Plano de Actividades esta concluido e resta agora "meter mãos à obra" ao entrar para aquela que será a terceira época na vida do clube.

No panorama nacional, apesar de ainda faltar uma regata para completar este ciclo competitivo, a conquista no título nacional de clubes parece não fugir ao Clube Naval Infante D. Henrique. Nas diversas embarcações os resultados oscilaram entre a surpresa em alguns barcos e a confirmação de valor noutros. A prova rainha, o shell 8, ficou nas mãos do Real Clube Fluvial Portuense, tanto no Nacional de Inverno como na competição de Verão após uma ausência forçada na primeira regata do ano, o Campeonato Nacional de Fundo, prova essa vencida pelo Sporting Clube Caminhense. No que diz respeito ao Skiff (embarcação individual), Sara Silva, do Sport Clube do Porto dominou no Verão e Inverno. Já nos homens Roberto Ribeiro venceu o Nacional de Verão pelo Caminhense e João Santos levou o título de Inverno para Coimbra pela Associação Académica.
Nos "nacionais de Yolle" o duelo de equipas foi entre o clube de Gondomar (Infante) e a Associação Naval de Lisboa, agremiação desportiva mais antiga da Peninsula Iberica.
No Remo jovem, em Infantis e Iniciados, o destaque vai para o Sport Clube do Porto, no nacional de Inverno e para o Cerveira no campeonato de Verão, dois clubes que apresentaram uma fantástica escola de Remo na corrente época.
Em Juvenis, o primeiro escalão de idade onde podemos assistir a uma regata de "8", voltamos a ver o Infante como clube dominador do escalão, embora tenha sido o Fluvial Portuense a vencer o shell 8 no nacional de Verão, prova que tinha sido ganha pelo Cerveira no Inverno.
No escalão Junior assistimos a uma disputa mais alargada entre vários clubes, nos diversos barcos e dependendo do género. A nível de "8s" o domínio veio de Caminha ao vencer os Nacionais de Fundo, Inverno e Verão.
A Taça de Portugal ficou mais uma vez nas mãos do Infante quer em Femininos quer em Masculinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário