sábado, 7 de maio de 2011

Bolhas nas Mãos

Nunca vimos um remador sem bolhas nas mãos. Na verdade, não é necessário ser um remador de elite para sofrer deste comum mal de remador. Também não é por ser um remador de elite que nos livramos das incomodas bolhas. Há quem diga que é de "fazer força" ou por "falta de jeito".
As famosas bolhas aparecem devido à fricção do punho do remo e da pele da palma das mãos. Esta fricção provoca a separação da epiderme, da derme. Podem aparecer por a pele ser demasiado sensível, devido à força que se aplica, à forma como se pega o punho ou devidos a factores externos como a húmidade criada entre a pele e o punho. Alguns materiais são mais agressivos para as mãos do que outros.
Não aconselhamos a furar as bolhas para retirar o liquido nem a retirar a pele. Este líquido é a melhor forma de hidratar e evitar infecções no local e normalmente é reabsorvido pelo organismo. Desta forma quando a pele morta cair a nova camada de pele já estará mais forte o que evitará algum sofrimento ao remador.
Se não é um remador de elite então sugerimos que utilize luvas de protecção. Muitos treinadores criticam a utilização de luvas dando a justificação que "não se rema luvas". Porquê? " Porque não" ou "porque perde a sensibilidade da pega". No entanto, na nossa opinião, para o atleta ocasional o mais importante será sempre proteger a sua integridade física, evitar lesões e remar em segurança de forma a que possa desfrutar ao máximo do seu treino.
A técnica correcta é, sem dúvida, fundamental para evitar este tipo de lesões. O punho deve "encaixar" nos dedos em vez de ser "fechado" na mão. A rotação da pá deve ser feita utilizando os polegares (parelhos/sculling)) ou a mão de dentro (pontas/rowing). A palma da mão não deve "colar" ao punho e o remador deve ficar com a sensação que o vento passa por entre os dedos e que o remo está solto na sua mão mantendo o contacto/pressão devido ao peso da alavanca externa e da pá. Durante a fase de recuperação o atleta deve sentir o peso das mãos, membros superiores e tronco "em cima" do punho de forma relaxada mas mantendo a postura corporal adequada.
Devemos também ser cuidados na escolha do punho. Actualmente existem punhos com relevo que permitem o encaixe dos dedos neste. Embora esta situação seja vantajosa em muitas situações nota-se que a nível de clube cada embarcação é utilizada por vários remadores, muitas vezes de escalões diferentes, masculinos ou femininos. Com esta variedade de atletas também o tamanho das mãos irá váriar o que vai tornar impossível o conforto à maioria dos atletas!

1 comentário: